segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ser Secretário é uma profissão de futuro

Considera o secretariado uma área científica?

7 comentários:

  1. actualmente, ter "apenas" licenciatura parece cada vez mais insuficiente e o secretariado não foge à regra. Cada vez mais as empresas querem não só uma pessoa para organizar documentação, viagens e reuniões, querem um braço direito, querem uma opinião, uma pessoa dinâmica que se envolva totalmente nos objectivos da empresa. Contabilidade, finanças, gestão, línguas... O secretariado está a ganhar importância e é indispensável haver uma boa formação e aprendizagem continua para manter um bom desempenho. Para finalizar queria deixar uma opinião ... reestruturação da licenciatura de Assessoria era bem vindo para melhorar a nossa preparação no mercado de trabalho.

    Bom feriado a todos e bom trabalho!


    Façamos do secretariado um curso de futuro

    ResponderEliminar
  2. Considerando que este Profissional tem de "abarcar" conhecimentos dos mais diversas áreas, é uma área científica na minha opinião.De facto todos sabem a sua importância nas organizações e que tende a assumir um papel cada vez mais determinante e proativo.
    A minha convicção associa-se à permanente experimentação de metodologias de trabalho que são cada vez mais inovadoras e acreditadas.
    Se estamos na presença de experências comprovadas, estamos consequentemente na presença de ciência.

    ResponderEliminar
  3. Se áreas científicas correspondem a áreas consolidadas do saber, o secretariado é, sem dúvida, uma área científica. Pois ser secretário exige uma amplitude de conhecimentos.

    Devíamos, sim, ter acesso a mais formação para que a atualização de conhecimentos fosse uma constante.

    ResponderEliminar
  4. Considero que o secretariado é uma área científica. Como vivemos numa era de constantes mudanças tecnológicas e a concorrência empresarial é extremamente competitiva, a área do secretariado desenvolveu mais responsabilidades.
    Esta área tem vindo a evoluir e ao longo dos anos sofreu grandes alterações, já não se enquadra somente nas simples tarefas como a dactilografia, o atendimento telefónico, atendimento ao cliente e a anotação de recados. A secretária de hoje assumiu um papel mais relevante onde tem tarefas mais complexas, sendo o grande apoio para o executivo. Ela é mais autónoma, procura vencer todos os desafios de forma eficaz e sem lugar para erros, mostrando capacidade de liderança, criatividade, trabalho de equipa, bom senso e humildade.
    Ela procura manter-se contantemente actualizada, não só no seu trabalho mas também na empresa, no País e no Mundo.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou tecnica assistente (secretária) há pelo menos 15 anos seguidos, entre outras funções, dentro de uma secretaria, acho que toda a aprendizagem é importante e benéfica para consolidarmos mais conhecimentos.
    Embora neste momento esteja a fazer outro dos vossos cursos.Estudar, adquirir conhecimentos, e saber como aplica-los é sempre uma das melhores formas de evoluir no que fazemos.

    ResponderEliminar
  6. Olá. Sou Vice Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo e aqui no Brasil estamos tentando provar que o Secretariado é uma ciência. Raimundo Nonato Junior está trabalhando nisto e já lançou um livro: A epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo. Além disto, temos algumas revistas científicas. Convido a todos para visitar www.revistagestaoesecretariado.org.br com vários artigos científicos e convido ainda para que conheçam as diretrizes e submitam artigos. Um abraço. Maria do Carmo Todorov - sinsesp@sinsesp.com.br

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    Sou secretária há cerca de 15 anos em Portugal. Considero que o cargo de secretária ainda não é devidamente valorizado! O reconhecimento do secretariado como uma área cientifica poderia elevar esta profissão ao nível que lhe é merecido. Na minha opinião trata -se de uma profissão de excelência indevidamente valorizada.

    ResponderEliminar